domingo, 31 de janeiro de 2010

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Um ano.

Ontem, o Matias fez um ano. O Matias é o meu neto, o meu primeiro neto. É filho da Joana e do Luis, vê muita gente como ainda ontem e faz um ar circunspecto, uma criança pode fazer um ar circunspecto?, mas depois fica igualzinho àquilo que se espera dele: uma criança que tem um ano. O Matias adora as etiquetas de pano da roupa, as etiquetas dos brinquedos, tudo o que seja bem mais pequeno do que o objecto onde a dita vem acrescentada; não tem tanta adoração pelos brinquedos, os brinquedos são coisas que os adultos, já esquecidos há muito da sua inocência, oferecem às crianças de um ano.
Agora, faria todo o sentido que eu propusesse o Dia Mundial da Etiqueta, a Conferência Universal do Ó-Ó, a Semana Internacional da Cócega, o Concílio dos Afectos, a Reunião Magna sobre o problema dos Carinhos Por Fazer, o I Encontro Global dos Avós Babados. Mas não. Algures, desapareceu para sempre uma parte importante do público para assistir a tanta ternura. f.t.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

do caraças!

Apareceu-me aqui uma rapaziada ( e se for só um, vale por uma data deles ) que tem um blogue com um título do caraças. Depois, passando o olhar curioso pelo conteúdo, chego à conclusão que o blogue também é do caraças. Salsichas a metro é um sítio de bom espirito, com raparigada bem fotografada, boa na generalidade, mas menos viva que a escrita e análise. Também, o que é que eu queria mais? f.t.

domingo, 17 de janeiro de 2010

13

O Duo Dinâmico, Os Três Mosqueteiros, Os Quatro Cavaleiros do ApósCalipso, Las Cinco en Punto de la Tarde, Os Seis Tafeira, Os Sete Bocados Morfais, Os Oito Dias Que Faltam, O "Nove" que fui ver Ontem, Os Dez Quilos a Mais, Os Ocean Eleven, As Doze ( não é assim que se chamavam aquelas que cantavam as canções que agora o Rui Reininho canta?) - nada me espanta mais do que Os Treze Seguidores que já tenho. Bravo, raparigas e rapazes! Só se bloga blogando. E se aparecerem mais, vão vocês inventando as gracinhas...
f.t.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Filho João.
Diogo.

Auxiliai o ceguinho. Era isto que eu ouvia, à porta do mercado de Alvalade, anos cinquenta mesmo no início, lá estava também a outra com as letras das cantigas para vender juntamente com as cautelas, as letras dos fados da desgraçadinha, auxiliai o ceguinho continuava o outro a berrar ainda mais alto que a cantora desgraçadinha dos fados, estava a tal Amália longe de pensar que lhe iam lixar as cantigas todas ou quase, imperfeito coração, ão, ão. Cantava-se e berrava-se, chorava-se e cheirava a fruta e a peixe, tudo misturado com as cantigas da desgraçadinha no gamanço a fim de curar um filho trabeculoso.
Porque é que terá sido que eu estava a pedir-te ajuda e ao Diogo - "auxiliai o ceguinho..." - para começar a escrever num blogue, e sai-me o mercado de Alvalade ao caminho, o caminho será a memória?
Foi bom jantar com vocês, com a tua maravilhosa irmã mais aquele Luis magnífico pai do teu sobrinho meu neto. Depois a conversa sobre o "meu blogue" onde nunca toquei até hoje, esta espécie de emoção que me provoca não saber de maneira nenhuma como é que esta escrita me sai do colo e vai ter com vocês, auxiliai o ceguinho. pai e amigo .

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

experimental

A vida em vão
o vão da vida
uma escada
uma espécie de entrada por saída.